www.runup.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O que fazer para prevenir lesões

Por Josiane Strey


Ninguém vai para a academia para se machucar, mas, apesar disso, muitas pessoas se machucam pelo menos uma vez nesta jornada. Confira os 10 passos para diminuir as chances de lesões durante os treinamentos e se exercitar com segurança:

1. Tenha uma prescrição médica do tipo de atividade que você está apto a praticar. A partir disso, as academias fazem uma avaliação física para detectar as reais condições do aluno.
2. Nunca faça exercícios sem acompanhamento de um profissional da área. Fazendo algum movimento de forma incorreta, você pode prejudicar a sua saúde.
3. Não faça atividades físicas em jejum, mas evite comer demais antes dos exercícios.
4. Hidrate-se! Beba água antes, durante e depois das atividades.
5. Use roupas leves e confortáveis. Escolha um tênis macio e, de preferência, com amortecedor.
6. Tenha uma alimentação balanceada. A dieta deve ser rica em carboidratos (pães, macarrão, batata, arroz, etc). As fibras e os cereais integrais (aveia, pão integral, granola, entre outros) devem ser priorizados. Também as frutas, verduras e os legumes devem estar diariamente nas refeições. Já as proteínas (carnes, ovos, laticínios, etc) devem ser consumidas em menor quantidade do que a de carboidratos.
7. Faça um aquecimento antes dos exercícios para preparar os músculos para as atividades.
8. Tenha controle! Evite movimentos bruscos com os pesos e impactos muito fortes que possam comprometer suas juntas e ligamentos.
9. Repouse! Durma ao menos oito horas por dia para que seu corpo e organismo descansem e consigam se recuperar.
10. Alongue-se! Com o alongamento, os músculos mais exigidos e cansados se recuperam. Assim, você "avisa" o seu corpo que ele pode descansar.

Fonte: Revista Viva Saúde da Editora Escala
http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/o-que-fazer-para-prevenir-lesoes-224337-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário